Agendamento Online

CONSULTAS E EXAMES:
(11) 4445-9080

Atendimento

Dia Mundial do Câncer alerta sobre prevenção da doença

2 de Fevereiro de 2018

Dia Mundial do Câncer alerta sobre prevenção da doença

Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer. A data foi instituída pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). A campanha tem como objetivo conscientizar a população para adoção de iniciativas que previnem todos os tipos de câncer.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto do Câncer (INCA), 8,2 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo em decorrência da doença. No Brasil, foram registradas 189.454 mortes em 2013 e a estimativa era de 596 mil casos no país em 2016.

Entre os tipos de câncer mais incidentes no mundo estão o de pulmão, mama, intestino e próstata.  Uma pesquisa do International Agency for Research on Cancer (Iarc), órgão associado à Organização Mundial da Saúde, revelou que a maioria dos casos acontece nos países em desenvolvimento.

Os dados são um alerta para a população e reforçam a necessidade de se trabalhar políticas públicas que contribuam para a divulgação de informações que divulguem que é possível prevenir o câncer e quais situações apresentam riscos para as pessoas.

Manter uma rotina de exercícios físicos, alimentação saudável, o peso adequado e, para evitar o câncer de pele, usar protetor solar e não exceder o tempo de permanência sob o sol contribui para que os riscos de câncer diminuam.

Acompanhar sua saúde, realizando check-ups anuais também auxiliam na detecção precoce do câncer, o que aumenta as chances de cura.